Supervisão para Psicólogos

Ética e Sigilo Profissional 

Em construção

Supervisão para Psicólogos

Sobre a Supervisão para Psicólogos?

A Avaliação Psicológica é compreendida com um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos, organização e interpretação de informações a respeito dos aspectos psicológicos das pessoas ou dos grupos pelos - métodos, instrumentos, técnicas psicológicas - com objetivos determinados, que sejam capazes de responder diversos fins, objetivando auxiliar tomada de decisão.

Em se tratando de um processo técnico-científico demanda um planejamento preliminar e cauteloso, em conformidade com a demanda e finalidades as quais avalição se dá.

 

Qual o objetivo da Supervisão?

Sua finalidade é avaliar a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo através do exame e análise de dados a respeito da psique humana decorrentes da interação do indivíduo com a sociedade. Através de procedimentos confiáveis, validados pelo Conselho Federal de Psicologia, que permite avaliar o comportamento do indivíduo no momento atual.

Com a diversidade de ferramentas disponíveis como entrevistas, testes e técnicas a avaliação psicológica examina múltiplos aspectos psicológicos passando pela atenção, afeto, cognição, emoção, inteligência, memória, percepção e personalidades. Observa-se que os resultados dos processos das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, grupos e sociedade.

Quais as respostas fornecidas pela Supervisão?

 

O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses que levem à compreensão das características psicológicas da pessoa ou de um grupo.

Essas características podem se referir à forma como as pessoas irão desempenhar uma dada atividade, à qualidade das interações interpessoais que elas apresentam. 

 

É importante notar que a qualidade do conhecimento alcançado depende da escolha de instrumentos que maximizem a qualidade do processo de avaliação psicológica.

 

Como é o processo?

 

O processo de avaliação psicológica consiste na realização de quatro a seis sessões, porém depende da quantidade de informações que o paciente fornece e da hipótese diagnóstica.

Durante as consultas de avaliação serão realizadas entrevistas, questionários, testes psicológicos validados pelo Conselho Federal de Psicologia e coleta de dados.

 

Após a realização das consultas de avaliação o psicólogo analisa e cruza todas as informações e confecciona um relatório de avaliação psicológica.

 

É agendado uma consulta para dar a devolutiva ao paciente onde será entregue o relatório de avaliação psicológica e explicado o conteúdo e resultados do mesmo.