Orientação Vocacional

                      

A escolha certa da Profissão

Planejamento da Carreira  

Preparação para a Aposentadoria

Ética e Sigilo Profissional 

PROFISSÃO

CARREIRA

APOSENTADORIA

Em construção

Orientação Vocacional

Conheça a Orientação Vocacional

A orientação vocacional compreende uma coleção de técnicas e orientações que apoiam, de forma individual ou coletiva, a escolha da profissão e consequentemente o planejamento da carreira e da aposentadoria.

Sendo um assunto muito presente no meio estudantil, principalmente na adolescência, que antecedem escolhas determinantes como, por exemplo, o futuro profissional. Tal escolha ocorre em conjunto de expressivas e significativas transformações, como mudanças físicas, mudanças de valores e até mesmo ideologias, logo, muitos adolescentes têm dificuldades em encontrar sua profissão.

A escolha da profissão, em muitos casos gera ansiedade e sofrimento aos adolescentes, sendo uma decisão importante e que ás vezes vai além da própria pessoa, impactando os familiares. Em alguns casos a pressão social pode direcionar para escolha de uma profissão de “status”, ou simplesmente pelo retorno financeiro. Porém, existe um elevado risco de ocorrer desencanto, frustrações e insucessos na vida pessoal e profissional.

Qual o objetivo e benefício da Orientação Vocacional?

Os benefícios da orientação profissional é diminuir o risco de desistência nas universidades, contribui para ter conhecimento sobre cursos e atributos da carreira, desenvolve seu autoconhecimento.

A orientação profissional não decide para você, mas constitui-se numa excelente ferramenta de apoio nesse processo, sendo necessário ter envolvimento e dedicação para atingir o sucesso.

Quais são os dados fornecidos pela Orientação Vocacional?

Existem varias formas de proporcionar orientação vocacional / profissional, ela é realizada por psicólogos, ao público interessado. As metodologias focam numa série de dados sobre inúmeras características dos orientandos, podendo ser usados dados estatístico-psicométricos para avaliar o perfil, aptidões e afinidades. Já entrevista, possui como norte a escuta e o diálogo, promovendo o autofeedback referentes seus pontos forte e pontos de melhorias, suprimindo suas dúvidas e dificuldades aumentando sua chance de assertividade na escolha profissional.